top of page

Os Chakras

  • Foto do escritor: Giuliana Roscio
    Giuliana Roscio
  • 25 de nov. de 2016
  • 5 min de leitura

Olá, seres de luz, sejam bem vindos!

Em uma postagem mais antiga falei sobre Corpos Sutis que podem ser descritos como corpos luminosos que cerca o corpo e o penetra, emite sua radiação característica própria e é habitualmente denominado "Aura". Cada Corpo Sutil está ligado a um Chakra e hoje irei focar apenas neles. Vamos lá?


A palavra Chakra, de origem sânscrita, quer dizer "roda" e por manter um movimento espiralado, seu significado etimológico é "disco giratório". Os chakras, estão situados entre 5 a 6 milímetros da periferia do corpo físico e se apresentam como espécie de vórtices, turbilhões ou redemoinhos, verdadeiros discos giratórios etéricos em alta velocidade, com movimento contínuo e acelerado, eles são pontos de conexão ou enlace pelos quais flui a energia do corpo físico e etérico. Por serem entrada e saída de energias, estes fluxos se chocam formando vórtices energéticos.


Os Chakras são responsáveis pela vitalização do corpo físico, são responsáveis não apenas pela comunicação, mas sobretudo pela reciclagem das energias perispirituais para o corpo físico, astral, mental ou casual. Eles servem de centros para a manifestação de várias emoções humanas, como o amor, o medo, a raiva e a alegria. A coluna cervical (medula) é o grande canal condutor dessa energia.

Existem 7 Chakras principais e eles incidem 7 fluídos cósmicos básicos para então se transplantarem aos plexos e gânglios materiais. Estes 7 chakras são:

  • Chakra Coronário - 7º Chakra

  • Chakra Frontal ou Terceiro Olho - 6º Chakra

  • Chakra Cervical ou Laríngeo - 5º Chakra

  • Chakra Cardíaco - 4º Chakra

  • Chakra Plexo Solar ou Umbilical - 3º Chakra

  • Chakra Esplênico ou Sacro - 2º Chakra

  • Chakra Raiz ou Básico - 1º Chakra

Farei um post abordando um Chakra por vez, portanto, fiquem atentos!

Energias que circulam pelos Chakras

Vocês sabiam que existem 3 tipos de energias que ocorrem nos chakras e elas não se misturam porque possuem frequências diferentes? Vou explicar.

1ª Energia Espiritual (Energias sutis) - Principal entrada é o chakra coronário, depois o Frontal/Cerebral e após o laríngeo, demais chakras podem absorver quando estes estiverem bloqueados.

2ª Prâna ou Energia Vital - Principal entrada é o chakra esplênico, depois o gástrico, demais chakras podem absorver quando estes estiverem bloqueados.

3ª Energia Física ou Kundaline (Energia primária, forte, materializada) - Principal entrada é o chakra Básico, demais chakras podem absorver quando estes estiverem bloqueados.

Estas energias são absorvidas pelos chakras e distribuídas para os demais, teremos mais energias se a absorção for feita pelo chakra principal correspondente a estes tipos de energias.

Harmonizando os Chakras

Temos que lembrar que chakra bloqueado não é causa, mas conseqüência. A causa do desequilíbrio são nossos pensamentos, sentimentos, emoções, palavras, desejos e ações de baixo teor vibratório, como pessimismo, mágoa, rancor, inveja, egoísmo, orgulho, vingança, ódio e vícios. Em contra partida, quando os chakras estão em equilíbrio, desfrutamos de ótima saúde física e psíquica. Ao estarmos saudáveis, nossos chakras giram com ritmo e sincronia, porém, com o organismo doente, eles ficam acelerados ou lentos demais, rodando com dificuldade e provocando perda de energia vital. A saúde está no equilíbrio, que pode ser conseguido através de uma dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutas, de exercícios físicos moderados e acompanhados por um médico, do respeito às horas de descanso e de práticas religiosas, meditativas e relaxantes. Enfim, aquilo que propicie a sua harmonia interior.

EFEITOS DE DESARMONIA NOS CHACRAS

RAIZ OU BÁSICO: Falta de equilíbrio emocional, falta de ânimo, falta de força, desgaste físico, a pessoa fica no mundo da lua.

PLEXO SOLAR OU UMBILICAL: A pessoa fica sem estrutura para se identificar, fecha-se no mundo, vive no passado, sem alegria, sem satisfação. ESPLÊNICO OU SACRO: Perda de apetite, rancor, raiva, ódio e medo. A pessoa perde o amor próprio, não acredita em mais nada.

CARDÍACO: Palpitação, angústia, desespero, medo, pânico. A pessoa fica totalmente sem controle e não consegue mais separar a razão da emoção.

CERVICAL OU LARÍNGEO: Falta de criatividade, dificuldade de expressão. A pessoa se fecha, não consegue se livrar da angústia.

FRONTAL OU TERCEIRO OLHO: Causa perda de perspectiva e direcionamento. A pessoa fica sem objetivos e não vê nada a sua frente.

CORONÁRIO: A pessoa se anula para a vida, perde o contato com a realidade e não consegue idealizar mais nada.

Algumas dica para a harmonização dos chakras

Para equilibrar esse centros, podemos recorrer aos mais diferentes tipos de artifícios: mantras, alimentos, cores… Até mesmo a observação da natureza pode nos ajudar a reencontrar nosso centro.

Chakra Básico ou Raiz: Para equilibrar esse chakra, devemos observar e sentir Sol nascente ou poente ou então sentar e sentir a terra. O mantra para sua ativação é LAM e os alimentos que nos ajudam a alinhá-lo são os ricos em carotenóides: acerola, cereja, maçã, melancia, morango, tomate, etc.

Chakra Umbilical ou Plexo Solar: O contato com a natureza que devemos ter para alinhar o chakra umbilical é observar a Lua, principalmente quando estiver cheia, e sentir as águas, sejam naturais ou do próprio banho. A alimentação ideal para seu equilíbrio é a ingestão de muitos líquidos, frutas e hortaliças como a abóbora, tangerina, damasco, cenoura, mamão, laranja. O mantra que se relaciona a este chakra é o VAM.

Chakra Esplênico ou Sacro: A harmonia desse chakra pode ser conquistada através da observação da luz solar e de campos amarelos, como os de trigo ou de girassóis. O mantra para ele é o RAM (Lê-se como o “R” na palavra “cara”) e os alimentos que o equilibra são aqueles ricos em amidos e carboidratos, como por exemplo batatas inglesas, bananas, abacaxi, milho e melão.

Chakra Cardíaco: Este chakra pode ser equilibrado com passeios em meio a campos verdes ou com a observação de flores cor-de-rosa. Seu mantra é o YAM.Folhas, legumes e frutas verdes, como o alface, o abacate, o kiwi e o limão, ajudam a alinhar esse chakra.

Chakra Cervical ou Laríngeo: O mantra que propicia a harmonização desse chakra é o HAM (lê-se como na palavra carro, ou seja, “RRAM”). Outra forma de equilibrá-lo é a observação do céu azul e o reflexo do céu na água. Se você comer todos os tipos de frutas, das mais variadas cores, também estará alinhando-o.

Chakra Frontal ou Terceiro Olho: Observe o céu noturno e sentirá esse chakra estar cada vez mais equilibrado. O som mântrico que o harmoniza é o SHAM e os alimentos responsáveis por sua harmonia são aqueles ricos em vitamina B, como framboesa, figo, uva roxa, jabuticaba, amora. Também recomenda-se a ingestão de chás refrescantes, como os de hortelã e menta.

Chakra Coronário: Para equilibrar este centro energético, responsável por nosso contato com o divino, devemos observar o horizonte e/ou chegar ao alto de uma montanha. Podemos, também, comer alimentos ricos em vitamina B e flavonóides, como aipim, alho, banana, cebola, graviola, pêra, entre outros. O mantra deste chakra é o som universal OM.

Que cada um encontre o seu centro e seu caminho.

Muita luz, amor, sabedoria e prosperidade para todos os seres.

Namastê!

Giuliana Roscio

 
 
 

Comments


© 2016 por GIULIANA ROSCIO. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page