O óleo de Rosa Mosqueta e seus benefícios
- Giuliana Roscio

- 28 de jul. de 2016
- 3 min de leitura

Resolvi fazer uma postagem sobre os benefícios do óleo da Rosa Mosqueta porque sempre o indico aos meus pacientes/clientes. Infelizmente ele não é um dos mais famosos, se comparado ao óleo de amêndoas, por exemplo.
A Rosa Mosqueta me foi apresentada por minha amada mãe há 20 anos atrás, muito preocupada com a nossa saúde física, recorria sempre aos produtos naturais. Na época minha intenção era acabar com as cicatrizes das traquinagens de criança. E posso dizer que o resultado é maravilhoso!
Este óleo é muito usado nos tratamentos relativos à cicatrização, indicado como um dos métodos naturais mais eficazes para quem deseja se livrar de queloides ou as terríveis estrias!
A Rosa Mosqueta é originária da Europa, na região do Mediterrâneo e foi trazida à America durante a conquista como plantas ornamentais, junto com outras variedades da mesma família, onde se difundiu ricamente na região que vai do sul dos Andes no Chile até a região da Patagônia na Argentina. O óleo da rosa mosqueta é extraído das sementes da rosa.
O óleo de Rosa Mosqueta é um óleo vegetal de características únicas, possui em sua composição quase 80% de ácidos graxos; Linoléico 44 – 49% e Linolênico 28 – 34%, que são chamados também de ácidos graxos essenciais. Os ácidos graxos essenciais são aqueles que o organismo não pode sintetizar e, portanto, devem ser obtidos da natureza, em particular do reino vegetal. Estes ácidos graxos são considerados indispensáveis na síntese de prostaglandinas, proteínas e são responsáveis pelo processo de regeneração das células, mecanismo de defesa e processos fisiológicos e bioquímicos relacionados à regeneração dos tecidos. Essas características conferem ao óleo de Rosa Mosqueta num produto ideal para o tratamento e regeneração da membrana celular dos tecidos cutâneos. Ajuda a prevenir e atenuar o envelhecimento prematuro da pele, diminuindo as linhas de expressão, tais como os contorno dos olhos, estrias e rugas superficiais. O óleo de Rosa Mosqueta tem a função de evitar a desidratação da pele, devido à presença dos ácidos graxos essenciais que atuam formando uma barreira de impermeabilidade que impedem a perda de água transepidémica.

Ação Terapêutica
Quanto à cicatrização, ou, em tratamento de estrias, pode ainda ter seu efeito potencializado, sendo enriquecido, no preparo em farmácias, com vitamina C e E. Pode ser adicionado à diversas fórmulas farmacêuticas, como: loções, géis, cremes e outras.
Esses produtos, que contenham óleo de rosa mosqueta tratam com eficácia comprovada, problemas de pele como:
Regeneração cutânea de cicatrizes pós-cirúrgica e melhora na nutrição e circulação sanguínea, com conseqüente eliminação de rugas não profundas da pele, recuperando sua textura natural, lubrificação e elasticidade.
Distribuição de pigmentação, eliminando manchas da pele causadas pelo sol ou por envelhecimento.
Proporciona excelentes resultados na cicatrização de pele afetadas por queimaduras ou danificadas pela radioterapia.
Produz melhoria significativa na sintomatologia em pacientes com enfermidades cutâneas como pele ressecada, como xerose, psoríase, hiperqueratose, queratose actímica, etc.
Realiza ações preventivas e corretivas ao fotoenvelhecimento por exposição às radiações solares, ativando a autogeração de melanina.
Fortalecer as unhas quebradiças e opacas.
Manter a boa hidratação local.
Minimizar manchas causadas pela acne.
Prevenir estrias durante a gravidez.
Suavizar marcas de varicela (catapora) e alergia a picada de insetos.
Como deve ser seu uso?
Geralmente é recomendado que se use o óleo uma vez ao dia, aplicando-o após o banho, em pequenas quantidades, sobre a pele úmida, em movimentos circulares até ser absorvido. Se for necessário, em casos de peles mais ressecadas, devem ser feitas duas aplicações ao dia, uma pela manhã e outra à noite.
Bom, mesmo sendo um santo aliado da pele e totalmente natural, não posso deixar de pedir que consulte seu médico, cirurgião plástico, dermatologista e etc., para que assim você possa ter certeza qual é a melhor opção para o seu caso clínico. Peço que preste atenção também na composição do óleo que for comprar, quanto mais puro, mais eficaz!
Deixo aqui o meu agradecimento sincero as minhas pacientes/clientes/amigas que sempre me impulsionam a buscar mais conhecimento para agregar ao meu trabalho deixando-as cada vez mais satisfeitas.
Algumas fontes de pesquisa:
http://oleosparatudo.com/oleo-de-rosa-mosqueta/
http://www.freedom.inf.br/artigos_tecnicos/29062007/oleo_rosa_mosqueta.asp
http://www.inkanat.com/pt/arti.asp?ref=rosa-mosqueta


Comentários