Tui-Ná
- Giuliana Roscio
- 8 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

VOCÊ SABE O QUE É TUI-NÁ?
A massagem Tui-Ná é uma das mais antigas artes de cura da medicina tradicional chinesa, junto com a acupuntura e a medicina alternativa.
O nome Tui-ná vem do chinês e traz consigo a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura: "Tui" significa empurrar e "Ná" significa segurar com força. Tui-Ná, como é praticada na China, trata de casos que no Ocidente exigem a ajuda de um osteopata, quiroprático, fisioterapeuta ou terapeuta esportivo. Ela é mais eficaz do que qualquer uma dessas especialidades médicas, já que não atua apenas nos músculos e nas articulações, mas também num nível mais profundo, produzindo efeitos no fluxo da energia vital da vida no corpo. Na teoria chinesa esta energia da vida, chamada QI, permeia todo o Universo e é a força ativa para toda a vida. No corpo, QI corre em canais chamados Meridianos e fornece energia para todos os órgãos e tecidos do corpo e para a mente.
Tui-Ná requer pressão nos Meridianos e em pontos específicos. Esta pressão interfere no fluxo de QI, fazendo com que este se mova livre e calmamente por todo o corpo. A boa distribuição de QI no corpo tem efeitos profundos em todos os aspectos do bem-estar emocional, intelectual, espiritual e físico. A medicina chinesa que todas as doenças são causadas por desequilíbrios e bloqueios no fluxo de QI. Quando o fluxo de QI está equilibrado você se sente relaxado, confiante, cheio de energia e entusiasmado. Não sente tensão ou dores; fica cheio de vigor e irradia energia. Muitos de nós conhecemos este sentimento, mas o vivenciamos raramente, porque passamos a maior parte do tempo num nível de energia inferior ao desejável.
INDICAÇÕES
Melhora o Sistema Circulatório;
Melhora a Flexibilidade Muscular;
Alivia dores Mioarticulares;
Relaxamento Muscular;
Regula as Funções do Sistema Nervoso;
Alívio do Stress;
Melhora a Qualidade do Sono;
Regula o FLuxo do QI;
Estimula o Sistema Imunológico.
QUANDO NÃO UTILIZAR TUI-NÁ
Tui-Ná não é recomendada para pessoas com sérios problemas cardíacos ou câncer, especialmente o de pele e o do sistema linfático. Não massagear pessoas com osteoporose;
Não utilizar Tui-Ná na região do quadril quando este possui pinos;
Evitar massagear diretamente sobre pele inflamada ou com eczema, psoríase ou herpes-zoster;
Tratar estas manifestações em qualquer que seja seja a parte do corpo;
Não massagear a parte inferior das costas e o abdômem durante a gravidez.
Comments